Novo RG digital – Descubra qual aplicativo baixar

Sua Carteira de Identidade ganhou uma nova versão. Você agora poderá baixar o novo RG digital por aplicativo gratuito em seu celular e ter acesso de maneira simples e segura.

Descubra a seguir as principais mudanças e benefícios.

O novo RG digital foi lançado no governo Bolsonaro com intuito de estabelecer um novo padrão em que traz mais segurança para o documento em todos os estados brasileiros.

Inclusive, usando apenas o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos cidadãos.

Porém, muitos brasileiros ainda não tem conhecimento sobre a Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Na prática, você terá acesso ao documento que vem para substituir o Registro Geral (RG), algumas alterações foram feitas para deixar o RG digital mais completo possível.

Como pedir o novo RG digital

O Novo RG digital é bastante simples de ser acessado. Neste artigo você vai descobrir qual aplicativo baixar de forma gratuita no seu celular.

Nova Identidade digital (imagem: Google)

Em princípio, o novo RG Digital só pode ser emitido em casos necessários, como por  perda, furto, desgaste, ou renovação (para quem está completando 18 anos).

Em contrapartida, o Governo Federal deu um prazo de dez anos para a adesão à nova carteira de identidade, o que significa que de 2023 até 2032 todos os cidadãos brasileiros com até 60 anos deverão emitir o RG digital.

Descubra o que muda com a nova Identidade Digital

Em síntese, a nova versão do RG tem o intuito de padronizar o documento. A CIN é mais segura, reduzindo as chances de fraudes no país. Confira as mudanças:

  • Uso exclusivo do CPF para unificação do documento;
  • Biometria obrigatória;
  • Autenticação via QR Code, facilitando a identificação do cidadão;
  • Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código utilizado nos passaportes);
  • Naturalidade do cidadão;
  • Presença do grupo sanguíneo;
  • Identificação sobre o titular ser ou não doador de órgão.

Além do mais, o novo RG digital também conta com prazos de validade diferentes. Confira a seguir:

  • 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
  • de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
  • a partir de 60 anos: validade indeterminada.

Vale ressaltar que a nova identidade poderá substituir o Passaporte em alguns países do Mercosul devido a implementação do MRZ (numeração impressa no passaporte). O cidadão também terá acesso à carteira de identidade digital pelo Gov.br

Só para exemplificar, digamos que se em algum dia você precisar emitir uma nova carteira de identidade em um Estado diferente daquele onde foi feita a primeira, passará a ser considerada segunda via.

Por outro lado, é válido lembrar que a opção não está disponível em todos os estados. Como cada estado é responsável pelo Registro de Identidade dos seus cidadãos, cada UF possui regras diferentes.

Confira os Estados que permitem acesso ao RG digital

EstadoPlataforma
AlagoasAndroid ou iPhone
Distrito FederalAndroid ou iPhone
GoiásAndroid ou iPhone
ParáAndroid ou iPhone
ParaíbaAndroid ou iPhone
Rio de JaneiroAndroid ou iPhone
São PauloAndroid ou iPhone

Dessa forma, os outros Estados tem prazo até 2023 para se adequarem devidamente e iniciar a emissão do novo RG digital.

Embora, o aplicativo do RG Digital seja oferecido por diferentes estados, onde são eles os responsáveis pela emissão da carteira de identidade, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), será feita em um único modelo e será válido em todo território nacional.

A CIN vai juntar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados brasileiros, com o intuito de acabar com identidades com numerações diferentes dificultando assim possíveis fraudes.

A nova versão do RG digital e a validação dos dados para a emissão serão feitas pelo aplicativo Gov.br. Contudo, o atual modelo está válido até 2032.

Da mesma forma, tendo em vista a segurança do novo RG, não será preciso você trocar imediatamente a identidade pelo novo modelo. Desse modo, a transição pode ser feita de forma gradativa e contínua. Tanto a troca pela nova Identidade quanto as renovações serão gratuitas.

Padrões internacionais

A nova identidade utiliza padrões internacionais e apesenta o código MRZ – o mesmo código do passaporte, onde permite a entrada em alguns países do Mercosul com maior facilidade.

O Brasil possui acordos com os países do bloco para utilizar o uso de documento de identidade nos postos imigratórios. Ou seja, não é preciso apresentar passaporte.

Para os demais países, ainda torna-se necessário a apresentação do passaporte.

Benefícios do novo RG Digital

De fato, o novo RG digital traz diversos benefícios. Tanto aos governos quanto a população, em que é bem mais prático ter um documento no celular que reúne as principais informações de um cidadão do que levar sempre na carteira ou bolsa para todos os lugares.

Dessa maneira, além de concentrar todos os documentos em um único ambiente, no celular, você evita ter que carregar sempre todos os documentos de forma física.

Aumentando a possibilidade de perdas, furtos ou roubos e ter que fazer a segunda via de todos eles.

Nesse sentido, a nova versão da Identidade digital será com Chip e terá versões física e digital, tendo como objetivo assegurar a cidadania aos brasileiros que não possuem acesso à internet e ou dispositivos eletrônicos.

Entretanto, outra grande mudança foi a facilidade para inclusão do nome social. Veja em seguida os benefícios da inclusão do uso de nome social.

Desde 2016, o uso de nome social foi autorizado. Dessa forma, é possível incluí-lo em documentos sem precisar alterar o registro civil.

Confira em seguida como fica a inclusão usando nome social:

  • Expressão “nome social”;
  • Sem a exigência de documentação comprobatória;
  • Mediante requerimento escrito e assinado pelo interessado;
  • Sem prejuízo da menção ao nome do registro civil da Carteira de Identidade.

Descubra como configurar o RG Digital

O processo para cadastro é simples, veja em seguida:

  • Baixe o aplicativo no link acima;
  • Clique na opção adicional RG;
  • Escaneie o QR Code no verso do documento impresso;
  • Realize o reconhecimento facial;
  • Crie uma senha para acessar o documento digital e pronto!

Você pode gostar: Cadastro Único 2023 – Veja todos os benefícios

Diferença do RG digital para o NOVO RG digital ( único )

Antes de mais nada, vale ressaltar que há uma diferença entre o RG Digital e o RG Único. Conhecido também como novo RG, não será mais criado com números diferentes para RG e CPF, somente o número do CPF será utilizado na identificação.

Entretanto, vale sempre lembrar que o RG digital que o brasileiro já pode baixar em smartphones é referente ao modelo atual do documento que o cidadão já possui impresso.

Seja como for, o cidadão brasileiro poderá ter acesso a esse modelo atual por mais 10 anos.

Resumindo, o novo RG digital chegou para trazer mais praticidade e segurança para o cidadão brasileiro. Com a ajuda da tecnologia cada vez mais crescente não só no nosso País como no mundo inteiro.

Nataly Chaves

CEO, responsável direto pela manutenção, otimização, configuração e do SEO de todos os sites pertencente a mim. Além de ser colunista, editor e programador dos mesmos. Especialista em marketing digital. Sou dona de alguns canais no youtube entre outras redes sociais com milhares de seguidores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Carregando