Remédio natural para dor de ouvido: Conheça a planta Arruda

Você já ouviu falar da planta Arruda? Ela é conhecida por muitos como um remédio natural para a dor de ouvido.

Se você sofre com dores de ouvido frequentes, provavelmente já experimentou diversas opções de tratamento.

Mas, já considerou usar plantas medicinais como alternativa? A Arruda é uma opção que tem sido utilizada há séculos para tratar diversas condições de saúde, inclusive dor de ouvido.

Então, venha ver como essa planta pode ajudar a aliviar a sua dor de ouvido e como utilizar ela de forma segura e eficaz.

Para que serve arruda?

A Arruda é uma planta comumente utilizada na medicina popular por suas propriedades terapêuticas e curadoras.

planta arruda
Foto:(Reprodução/Internet)

Essa planta tem um aroma forte e amargo e é originária do sul da Europa e do norte da África, mas hoje as pessoas cultivam em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

Suas folhas e flores são frequentemente utilizadas para tratamentos de saúde, incluindo a redução de inflamações e alívio de cólicas menstruais.

A Arruda pode estimular o seu apetite e melhorar a digestão, além de funcionar como repelente natural de insetos.

Outra utilização da Arruda é para o tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite. Suas propriedades expectorantes ajudam a eliminar o muco dos pulmões e a melhorar a respiração.

Alguns estudos também sugerem que a planta pode ser útil no tratamento de doenças do fígado e dos rins, bem como para a prevenção de úlceras estomacais.

A Arruda pode causar danos ao fígado e aos rins em altas doses, portanto, mulheres grávidas ou lactantes devem evitar o seu uso.

Você pode gostar: Programa Brasil Sorridente – Aprenda como participar.

Sempre recomendamos procurar orientação médica antes de utilizar qualquer tipo de planta para tratamentos de saúde.

Benefícios da planta

A Arruda é uma planta herbácea comumente utilizada em tratamentos alternativos de saúde, sendo reconhecida por suas propriedades curativas e preventivas.

Diversos compostos ativos, tais como alcaloides, flavonoides, taninos e óleos essenciais, compõem a rica composição química da planta.

Esses compostos conferem à planta uma série de benefícios para a saúde, incluindo ação anti-inflamatória, analgésica, antifúngica, antimicrobiana e antiespasmódica.

Os alcaloides presentes na Arruda são responsáveis pela ação analgésica e anti-inflamatória da planta, sendo capazes de aliviar dores de cabeça, musculares e articulares.

Já os flavonoides possuem propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce das células.

Eles também têm ação vasodilatadora, contribuindo para a melhoria da circulação sanguínea e prevenção de doenças cardiovasculares.

Os taninos, por sua vez, são responsáveis pela ação adstringente e anti-inflamatória da Arruda, sendo utilizados para tratar problemas de pele, como acne e dermatites.

Os óleos essenciais presentes na planta possuem ação antifúngica e antimicrobiana, sendo utilizados para tratar infecções de pele, como micose e frieira.

A Arruda também possui propriedades antiespasmódicas, que ajudam a aliviar espasmos musculares e cólicas abdominais.

Nesse sentido, ela é uma planta extremamente versátil e você pode utilizá-la em diversas formas, como chás, infusões, tinturas, compressas e óleos essenciais.

Ela pode ser utilizada tanto de forma interna quanto externa, sendo indicada para tratamento de problemas respiratórios e várias outras coisas…

Sumo de arruda para dor de ouvido

O sumo de Arruda é uma forma eficaz de aproveitar suas propriedades medicinais. O sumo extraído das folhas frescas da planta, é rico em compostos químicos como o ruteno, quercetina e bergapteno.

Essas substâncias são conhecidas por suas propriedades naturais anti-inflamatórias, antissépticas e analgésicas.

A planta também é rica em óleos essenciais, como o cineol e o eucaliptol, que possuem propriedades curativas poderosas.

Para fazer o sumo de Arruda, é necessário seguir algumas etapas simples. Primeiro, é necessário colher as folhas frescas da planta.

Lave as folhas com cuidado para garantir que estejam completamente limpas, e então seque as folhas e, em seguida, corte em pedaços pequenos e colocamos em um liquidificador.

Adicione um pouco de água e misture até obter uma mistura homogênea. Por fim, a mistura é coada através de um filtro para remover quaisquer pedaços maiores de folhas e obter o sumo líquido puro.

Com suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e analgésicas, o sumo de Arruda pode ajudar a aliviar a dor de ouvido e outros sintomas relacionados.

No entanto, é importante usá-lo com moderação e sempre procurar aconselhamento médico adequado para condições mais graves.

Sumo de arruda para dor de ouvido

Se você está enfrentando dor de ouvido, pode seguir os seguintes passos para usar o sumo de arruda para tratar ela:

  • Primeiramente, colha algumas folhas frescas de arruda e lave-as cuidadosamente. Certifique-se de que as folhas estejam limpas e livres de qualquer sujeira ou resíduo;
  • Em seguida, pique as folhas de arruda em pedaços pequenos e coloque-as em um recipiente;
  • Adicione um pouco de água ao recipiente para cobrir as folhas de arruda e deixe-o descansar por cerca de uma hora;
  • Depois de uma hora, retire as folhas de arruda do recipiente e esprema-as para extrair o suco. Você pode usar um filtro de café ou um pano limpo para separar o suco das folhas;
  • Uma vez que você tenha o suco de arruda, aqueça-o levemente em uma panela. Certifique-se de não aquecê-lo demais, pois isso pode destruir os ingredientes ativos;
  • Agora, pegue um pedaço de algodão e mergulhe-o no suco de arruda aquecido;
  • Coloque o pedaço de algodão na orelha afetada e deixe-o lá por cerca de 10 a 15 minutos;
  • Repita este processo algumas vezes ao dia até que a dor diminua.

Além de aliviar a dor de ouvido, o sumo de arruda também pode ajudar a prevenir infecções dentro de seu corpo.

É importante notar que, embora o sumo de arruda seja um remédio natural, você ainda deve consultar um médico se a dor persistir ou piorar.

Também é importante lembrar que a arruda é uma planta tóxica e seu consumo excessivo pode causar danos à saúde.

Como o sumo ajuda em infecções

O sumo de arruda é rico em compostos químicos que possuem propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, que ajudam a combater infecções.

O sumo de arruda também é rico em antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres.

Ao usar o sumo de arruda para tratar infecções, é importante lembrar que ele deve ser usado apenas como um complemento ao tratamento médico convencional e não como uma substituição.

É sempre recomendado que você consulte um profissional de saúde qualificado antes de começar a usar qualquer remédio natural.

Nataly Chaves

CEO, responsável direto pela manutenção, otimização, configuração e do SEO de todos os sites pertencente a mim. Além de ser colunista, editor e programador dos mesmos. Especialista em marketing digital. Sou dona de alguns canais no youtube entre outras redes sociais com milhares de seguidores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Carregando